Antes de costurar...
* Ao comprar suas sapatilhas, as fitas e elásticos geralmente já vem junto na caixa. Se não, não deixe de pedir ao atendente da loja.
* Corte a fita em quatro partes iguais (dobre o cumprimento ao meio e ao meio novamente) e, para evitar que desfie, queime as bordas com um isqueiro.
* Dobre a sola da sapatilha para dentro, como mostra a figura, e faça uma marca (no forro) dos dois lados.
* Passe o elástico ao redor do tornozelo (sem esticar) para determinar o tamanho necessário e corte dois pedaços iguais. Por precaução, corte com uma pequena "folga", pois não queremos que fique apertado demais -- vc pode cortar essa sobra depois de concluir a costura.
Costurando...
* As fitas devem ser costuradas nas marcas que vc fez ao dobrar o calcanhar da sapatilha. Vc pode costurá-las em um ângulo de 90º ou de 45º em relação ao calcanhar, tudo depende do seu colo de pé. Assim, costure uma das fitas, calce a sapatilha e "apoie" a ponta (como se fosse subir). Veja se a fita fica "sobrando" sobre seu colo de pé; se necessário, ajuste a costura. O ideal é que ela fique esticada quando vc estiver em ponta.
* O elástico deve ser costurado próximo à costura traseira da sapatilha. De preferência, costure uma das pontas do elástico, calce a sapatilha para medir o tamanho certo e o local mais confortável e marque no forro. Descalce e costure a outra ponta.
Relembre as dicas importantes do post anterior, que também valem para este caso.
No próximo post de "elásticos e fitas", um truque para quem quer valorizar o colo de pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário