domingo, 3 de junho de 2012

Fortalecendo os pés

Ter pés fracos é um grande problema para bailarinos, uma vez que dependemos da força deles para manter o equilíbrio, para realizar bom trabalho de pontas e, principalmente, para evitar acidentes. Para quem deseja fazer um trabalho de fortalecimento (tornozelo e pés), segue alguns exercícios:

  • Suba em elevé com os dois pés e faça um plié, alongando o colo do pé. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício com as pernas paralelas (sexta e segunda posições) e depois abrir en dehors (primeira, segunda e quinta posições).
  • Com o pé direito em cou-de-pied (coupé), faça 16 elevés com o pé esquerdo, subindo e descendo devagar, com retenção. Repita com o pé esquerdo em coud-de-pied.  Importante: desça controladamente, sem desabar o pé no chão, assim o exercício terá mais efeito e também ajudará a "encontrar o eixo" para equilíbrios (balance).
  • Numa escada, ou outra superfície que tenha um "degrau", pise com a ponta dos pés na beirada e deixe os calcanhares "de fora", numa posição mais baixa em relação ao degrau, e faça 16 elevés. Conforme você for adquirindo força, passe a trabalhar um pé de cada vez -- lembre de se apoiar em algum lugar para evitar acidentes.
  • Sente-se com as pernas paralelas e esticadas. Movimente o pé lentamente: flex, meia-ponta, esticado (mantenha por 30s para aumentar a eficiência do exercício), meia-ponta e flex. Você também pode fazer esse exercício em primeira posição (en dehors) e, conforme for ficando fácil, pode utilizar uma faixa elástica para aumentar a retenção do movimento.
  • Dica para os exercícios de elevé: Se o peso do seu corpo não apresentar mais desafios, você pode utilizar caneleiras de 1/2 Kg, a princípio, e ir aumentando o peso.
São exercícios simples, rápidos de fazer e prometem bons resultados se forem executados corretamente e com frequência. Espero que ajude!

8 comentários:

  1. Oi, Thais, vi o link desse blog novo, e vim conferir, já segui, e participei da enquete. Ótimo blog mesmo, amo dicas. Parabéns. Se puder, olha meu blog, e segue ele, é sobre ballet também!

    Um beijo... Geisa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geisa!
      Obrigado por nos visitar e participar.
      Vou dar uma passada no seu blog sim.
      Caso tenha sugestões de dicas ou gostaria que pesquisássemos alguma coisa, nos diga.
      Grande beijo!!

      Excluir
  2. Adoraria ver dicas para memória e equilibrio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geisa, do lado direito do blog, temos os marcadores com posts sobre os assuntos, fica fácil de ver por lá também, além da nossa caixa de pesquisa.

      Aqui estão 2 links de posts que já fizemos sobre memorizar sequências e equilíbrio:
      http://dicasparaballet.blogspot.com.br/2012/05/decorar-sequencias.html
      http://dicasparaballet.blogspot.com.br/2012/05/truque-para-equilibrio.html

      Faremos mais posts sobre esses assuntos! Aqui leitor manda! :) Obrigado por participar!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, eu tenho 29 anos, e faço pilates para fortalecer meus pés e tornozelos, pois tive algumas fraturas no local. Por causa do meu horário de trabalho, estava pensando em trocar o pilates pelo balé. A prática do balé também ajuda a fortalecer os pés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, obrigada pela visita!
      A prática do balé ajuda a fortalecer pés e tornozelos sim! Alguns médicos até indicam o balé para alguns casos. Como vc teve fraturas, seria bom procurar uma orientação antes, para saber se esse trabalho é adequado.
      Espero ter ajudado!
      Beijo!

      Excluir
  4. gostaria de saber quantas vezes por semana devo fazer esses exercícios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exercícios podem ser realizados diariamente, mas sem exageros. Se estiver com o pé bem fraco comece devagar, escolhendo apenas um desses exercícios por dia (repita a série duas ou três vezes). Conforme for sentindo o progresso aumente a "carga", realizando dois exercícios por dia, e assim sucessivamente.
      Espero ter ajudado.

      Obrigada pela visita!!

      Excluir