segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quanto tempo leva...

OK, me matriculei no ballet essa semana. Quando começarei a fazer os tais 32 fouettés??



Se você já é aluno há pelo menos 1 ano, vai rir de uma pergunta como esta, caso esteja começando e tenha uma dúvida parecida a resposta vem abaixo:

Assim como um bebê, que aprende primeiro a ficar sentado, depois a engatinhar, depois fica em pé, depois a arriscar passos tímidos para então sair correndo, no ballet a evolução é a mesma.

Precisamos reaprender a parar em pé, adquirir a postura adequada, encaixar minimamente o quadril, abrir uma primeira posição en dehors, depois conseguir torná-la uma quinta posição satisfatória, aumentar a profundidade do plié, fazer um cou-de-pied  en dehors, que evoluirá para um passé en dehors alto (no mínimo na altura do joelho de base), depois muitos relevés, controlados na subida e na decida, então começamos os giros,1 pirueta, 2, 3... Soma-se força, agilidade, equilíbrio, coordenação.
Aí começamos uma segunda etapa, rond de jambes à terre, en l´air baixo, en l´air mais alto, en l´air 90°, en dehors e mais en dehors, sustentação de developpés e mais um tiquinho de en dehors,rs.

Agora juntamos essas 2 coisas e temos os ingredientes "básicos", pra fazer uma tentativa de 1 fouetté.
E isso, só contando com a parte inferior do corpo, nem entramos no mérito de tronco, braços e cabeças que são extremamente necessários.

Acho que já dá pra começar a fazer seus cálculos agora, baseado na sua performance atual de quando é que as coisas vão acontecer no seu estudo.

Esse post não é pra desestimular ninguém, mas para conscientizar.

O estudo do ballet clássico, é árduo, progressivo, construtivo e muitas vezes lento.
É um castelo de cartas, onde cada carta precisa ser estudada e meticulosamente colocada, para servir de base para o próximo andar. Colocou uma carta de qualquer jeito lá embaixo, os próximos andares serão instáveis e podem até desmoronar (leia, lesionar).

Alguns alunos (e até professores mal preparados), querem pular etapas do aprendizado, que são essenciais para a correta execução dos movimentos.

Aprender uma etapa corretamente, previne lesões, deixa o movimento mais limpo e mais bonito.
Aprender passos "de qualquer jeito", cria vícios difíceis de serem tirados depois.
Sem contar a possibilidade de lesões.

Por isso, respeite seus limites, seu corpo e as instruções dos seus professores.
O corpo precisa se moldar pra que as execuções saiam corretamente e isso leva tempo.
Não reclame das infinitas repetições do mesmo exercício, ele tem uma razão para estar sendo feito.
Pesquise aulas de academias renomadas no You Tube e verá grandes nomes da dança atual, fazendo aula na barra e vai se surpreender de ver muitos movimentos que você faz na sua aula. Pliés, grandpliés, relevés e todo o resto.



Tudo tem seu tempo.
No ballet, ele vai de 1 a 8 rs  ;)

2 comentários:

  1. Nossa e um pouco engralçado o comesse mas e verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade... poderia ser mais fácil e rápido não acha?? rsrs bjos

      Excluir