quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Grand Plié


O Grand Plié é um movimento que exige muita força e trabalha o corpo todo, se realizado corretamente. A princípio, aprendemos que o grand plié é "flexionar" os joelhos sem arrebitar o "bumbum". Há, porém, muito mais técnica do que isso!

A primeira sensação que um bailarino deve ter ao executar um grand plié é a de alongamento do tronco. Inspire profundamente e então inicie o movimento, realizando uma força de oposição entre os pés, que pressionam o chão, e a parte superior do corpo, que continua a se alongar para cima.

É importante alinhar os músculos da perna, ou seja, colocar as coxas em en dehors tanto quanto os joelhos e os pés. Uma dica que ajuda muito é pensar em "empurrar" os joelhos para trás ao longo do movimento. Isso permite que tudo fique em uma só linha (quadril na mesma direção dos joelhos e dos pés), e que o pé fique grudado ao chão.

A propósito, todos os dedos do pé devem estar alongados no chão, principalmente o mindinho, que tem a tendência de sair do chão levando o peso do corpo para o dedão. Ao pronar o pé para frente, o quadril desloca para trás e causa uma torsão nos joelhos que pode ocasionar lesões!
(Atenção: quem tem o arco do pé baixo tem maior tendência a fazer isso!)

Inicia-se a flexão dos joelhos, mantendo o alinhamento da parte inferior e alongando a parte superior do corpo. Enquanto desce, lembre de fechar as costelas (alguns professores orientam como "estômago para dentro") e manter o quadril encaixado.

Até o demi plié os pés permanecem totalmente em contato com o chão. Passando essa fase, os calcanhares saem o menos possível do chão, proporcionando o alongamento das panturrilhas (Exceto o grand plié de 2ª posição, no qual os pés não podem desgrudar do chão!).

O grand plié passa pelo demi plié, mas é um movimento só, não deve mostrar as "fases". Realize de forma continuada, suave.

Quando o quadril quiser começar a se desalinhar dos joelhos e dos pés é o seu limite e, então, deve iniciar a "subida". O tamanho do grand plié é diferente conforme o tipo físico do bailarino.

Quando "passamos do ponto" é muito evidente. Na imagem abaixo, por exemplo, a bailarina de collant vinho está alinhada e a bailarina à sua frente, de collant preto, já desceu mais do que deveria, visto o quadril para trás da linha dos joelhos e pés. Quando "sentamos" dessa forma, o grand plié perde a eficiência.


Para evitar passar do ponto:
- considere que o grand plié de 2ª posição não deve ultrapassar o ângulo de 90° dos joelhos;
- no grand plie de 4ª posição, desça o eixo do corpo entre as pernas (se começar a transferir para frente ou trás, está errado); 
- nas demais posições (1ª, 3ª e 5ª), pense em descer o eixo do corpo em cima dos dois pés, como se fosse sentar nos calcanhares -- se o peso cair para trás, já passou do ponto!

Na subida, deve-se colocar os calcanhares o mais rápido possível no chão, sem com isso alterar o ritmo do movimento. Novamente há uma força de oposição, os pés empurrando o chão e o corpo alongando para cima. Esforce-se também na força de retenção, como se quisesse permanecer no grand plié, apesar do movimento te puxar para cima.

O movimento dos braços varia de acordo com o exercício proposto. De qualquer forma, pense em manter os ombros para baixo e alinhados.

A cabeça deve acompanhar a trajetória da mão. Com isso, os músculos do pescoço são trabalhados, tirando dele a tensão e suavizando o movimento.

Atente para a respiração: inspira-se no início, quando o corpo está alongando, e expira-se durante o exercício. Isso ajuda, inclusive, a contrair o abdômen, o qual, por sua vez, sustenta as costas e mantém a postura correta.


Conhece mais alguma dica? Envie para a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário