quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Rond de jambe en l'air - Dicas

Rond de jambe en l'air 



Quando iniciamos o rond de jambe en l'air na barra, nos preocupamos com o en dehors da perna, manter as costas retas e dinâmica. Na maioria das vezes, fazemos uma força sobre-humana para permanecermos em pé, encaixadas, sem rebolar . Com o tempo o movimento parece começar a ganhar forma e ser menos impossível; aí seu professor decide que isso será feito no centro e a sensação de mal conseguir se manter em pé, retorna.

A perna não sobre, o quadril desencaixa, a perna que esta no ar pesa para baixo, a perna de base afrouxa, o pé prona e fraqueja. Enfim, o caos se instala.

Vamos as dicas para tornar esse passo menos sacrificante:

- O segredo todo esta no tronco, não nas pernas. O tronco deve se manter rígido, inanimado como uma pedra, estômago contraído, peito aberto e braços na segunda posição (na maioria das vezes). Da cintura para cima, prenda e endureça cada músculo que conseguir sentir sob seu domínio. É esse tronco super firme que irá segurar o quadril no lugar e manter o eixo de equilíbrio.

- Rapidez e agilidade no movimento. Se for apenas um exercício no centro, provavelmente ele vai partir de quinta ou primeira posição dos pés. A perna que for fazer o rond, mesmo que for num adagio, deve subir rápido para a posição em que o rond for ser executado, seja 45° ou 90° graus. Subir a perna lentamente, exige muito mais força, tanto na subida , quanto para mantê-la na altura. Não é para chutar a perna no ar,  mas a agilidade na subida, da impulso e diminui o peso. Mantenha a perna esticada e firme, desde sua saída do chão, salvo se o exercício partir de developpé e não de relevelan. 

- Perna e pé de base. Esses dois devem estar tão firmes quanto o tronco. Empurre o chão com força. 
Além de manter o quadril no lugar, também faz com que a coluna permaneça ereta. 
O pé de base, precisa esta en dehors, maaaaaaas não se apeguem demais a isso , tentar deixar o pé de base muito en dehors, fazendo exercício no centro, exige um quadril muito en dehors, exige pernas inteiramente en dehors, ou seja, precisa ter um físico muito preparado para isso, caso contrário, se apenas o pé estiver super aberto e o resto não, o pé não suporta, o joelho de base afrouxa, o pé prona ou bambeia e lá se vai todo seu esforço de equilíbrio por água abaixo. 
Não, não significa que devemos manter o pé de base paralelo ou em sexta posição, mas que devemos respeitar o nosso corpo, e o limite do en dehors do pé, até aonde ele ainda tem força para se manter bem estável e preso ao chão. Devemos buscar sempre pés , pernas e quadris, o mais en dehors possível, e isso vem com trabalho e esforço. Então só nessa hora, permita-se um pé de base um tiquinho de nada mais fechadinho.

Conhece mais alguma dica?? Mande para nós!

2 comentários:

  1. Melhor blog de ballet q já encontrei. Continuem postando. É d+
    Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, super obrigado pelo incentivo.
      Se tiver algum assunto que gostaria de ver por aqui, nos avise.
      Grande Beijo!!

      Excluir