quarta-feira, 11 de julho de 2012

Importância do Plié

A simplicidade do plié não parece fazer jus a imensa importância que tem para muitas coisas no ballet.

É ele quem impulsiona um pequeno ou um grande salto, meia pirueta ou 4 piruetas, 1 ou 32 fouettés, assamblés, subir e descer na ponta com suavidade e outra infinidade de passos.

Quanto mais fundo o plié, mais impulso e força ele contribuirá, porém pliés podem ser vilões quando executados de forma incorreta durante uma coreografia.

Em exercícios mais lentos e adágios, foque na profundidade do plié, lembrando-se de nunca deixar os pés para trás da linha do joelho estilo curupira  e faça sempre a força de retenção.

Durante passos mais ágeis que utilizam do plié como parte dele, por exemplo uma pirueta simples, onde a preparação é  degagé quarta posição - plié -  pirueta; tenha atenção para não "ficar muito tempo" nesse plié, afundado demais, pois a lentidão e profundidade da descida exige o dobro de força e tempo pra subida. Ou seja, vai ficar mais difícil de subir, quanto mais tempo você ficar lá embaixo.

Despender mais tempo que o necessário no plié, também pode mudar o eixo do movimento. Depositando o peso mais para trás ou mais para frente do que o necessário, pode haver descontrole , seja na pirueta, no ballonné, no piqué arabesque.

Para aumentar a eficiência do plié, 3 etapas são essências:
1- Encaixe do quadril  - Faremos um post a respeito
2- Alongamento de panturrilha
3- Alongamento de isquiotibiais ( músculos posteriores)

Conhece mais dicas para o plié?



Nenhum comentário:

Postar um comentário