quinta-feira, 26 de julho de 2012

Alongamento - Musculatura Anterior da Coxa

Dando continuidade aos exercícios para alongamento (veja também Alongamento da Panturrilha e da Musculatura Posterior da Coxa), segue algumas dicas para alongar a musculatura anterior da coxa, ou quadríceps femoral.


1.  De pé, flexione uma perna e segure-a [com a mão oposta] pelo tornozelo -- se necessário, apoie-se numa parede ou outro suporte. Com o quadril encaixado, puxe o pé de encontro ao corpo e para cima; mantenha por 30 segundos e repita com a outra perna. Cuidado para não exercer uma pressão para baixo, como se quisesse tocar o joelho no chão, pois estará tensionando o músculo ao invés de alongá-lo.


Você também pode fazer esse exercício em decúbito lateral ou dorsal (bruços) no chão. Em ambos, é importante lembrar do encaixe do quadril e de manter os joelhos unidos (e não como está na segunda imagem...), puxando o tornozelo até encostar no corpo.

Decúbito dorsal.
Decúbito lateral


2.  De joelhos, com os pés estendidos para trás, apoie-se no chão com as mãos atrás do corpo. Levante os quadris, o mais alto que conseguir, e mantenha a posição por 30 segundos. Cuidado: inclinar o tronco, reto, para trás tensiona o quadríceps ao invés de alongá-lo.
Errado!
Correto!


Conhece mais alguma dica? Envie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário