segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dicas de "Cabeças"

Durante o estudo do ballet, focamos muito na parte inferior do tronco, quadris, pernas, pés, en-dehors, colo de pé, curvatura, ponta, extensões, alongamentos, pernas altas e etc.

Então começamos a perceber que o dançar não esta apenas na elasticidade e vigor das pernas e tomamos consciência que os braços e as cabeças, são os que dão a suavidade tão inerente ao ballet.

É a parte de cima do corpo que mente para os telespectadores que o ballet é fácil. São as cabeças e braços contínuos que dão aquela sensação de leveza, facilidade e beleza.

Então, dicas de cabeça:

- Na maioria dos casos (salvo os que forem coreografados diferentes), a cabeça acompanha os movimentos das pernas.
Pernas devant (tendu, jetté, battemant...) a cabeça inclina levemente para trás , olhando lateralmente (para as crianças, diga que elas tem que mostrar o brinco); 
Pernas derriére , a cabeça se inclina levemente para frente, também lateralmente (para as crianças, diga que elas devem escutar atrás da porta).
Se estiver en face considere virar a cabeça para o lado  da perna que fechar na frente.

- Durante os pliés e grandpliés, acompanhe o movimento das mãos com a cabeça, lembrando que quando as mãos passarem em bras bas (braços baixos), não olhe diretamente para baixo, apenas meneie a cabeça suavemente, durante esta passagem.


- Mantenha o queixo alto durante os exercícios, ajuda a manter a coluna ereta e manter o equilíbrio.

2 comentários:

  1. queria saber como se poe os pes na cabeça .No ballet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Gabriely, infelizmente não existe uma "fórmula" que lhe proporcionará isso prontamente. É necessário praticar exercícios de alongamento ("cestinha", por exemplo) e "dar tempo ao tempo". Com paciência e persistência, você chegará lá!
      Leia os outros posts de alongamento, pode ajudar. Se vc tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição.
      Muito obrigada pela visita! ;)

      Excluir