quarta-feira, 27 de junho de 2012

Attitude

Attitude, tão gracioso e tão difícil! Algumas dicas que podem ajudar:


Devant
1. Lembre-se de encaixar o quadril, alinhando os ossinhos (cristas ilíacas). É como se estivesse "sentada em um banquinho" com a perna à frente (en dehors). Parece banal, mas muitas vezes o lado da perna em attitude está mais elevado (quando nos preocupamos em levantar muito a perna, por exemplo). Vide figura.
2. Mostre um pé bonito realizando uma força de oposição: calcanhar "para cima" e dedos "para baixo". Se estiver bem en dehors, vc conseguirá apoiar um copinho no calcanhar.
3. Joelho "aberto", isto é, sem apontar para o teto (en dedans).
4. Força no abdome! É ele que sustenta a perna em attitude devant. Mas não contraia os músculos do abdome! Pense em oposições: empurre a perna de base contra o chão e alongue o abdome para cima, sinta o corpo "crescendo e ganhando espaço".


Derrière
1. Novamente, lembre-se do quadril. Os ossinhos não ficarão alinhados, senão a perna em attitude ficará en dedans, mas procure manter o quadril virado para frente (se liberar muito, o quadril fica "aberto", como se estivesse em 2ª posição com a perna en l'air).
2. O pé, nesse caso, tem a força de oposição contrária ao do attitude devant: calcanhar "para baixo" e dedos "para cima", deixando aquele pé "quebrado" que fica tão bonito.
3. O joelho deve estar "aberto" (sem apontar para o chão, senão fica en dedans) e invista muita força para sustentá-lo para cima.
4. Força nas costas! É ela que sustenta a perna em attitude derrière. Enquanto a perna de base está empurrando o chão para baixo, pense em alongar a perna que está en l'air e o tronco para cima. Funciona como uma gangorra: se subir demais a perna e descer o tronco ou se deixar o tronco "em cima" sem subir a perna, não haverá eixo e, muito menos, equilíbrio em attitude. Força de contração nas costas para poder subir a perna e sustentar o tronco, ao mesmo tempo.


Em ambos, há um ponto muito importante: Torção! 
Pense em torcer o tronco, como se a ponta do pé [da perna em attitude] quisesse encostar no ombro oposto.
Cabeça e braços também ajudam a manter essa torção.

Conhece mais alguma dica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário