segunda-feira, 28 de maio de 2012

Princípios básicos para postura

Postura é a base para qualquer exercício de ballet. Uma 1ª posição bem colocada, por exemplo, já é grande coisa se levarmos em conta algumas questões:
* A começar pelos pés, procure manter o peso do corpo distribuído do calcanhar aos dedos, mas mantendo o arco do pé erguido, isto é, sem pronar o pé ("pesar para o dedão"). Algumas pessoas também podem tender a "pesar para o dedinho", não deixe acontecer. Em ambos casos refletirá em algum mal (dores no joelho, por exemplo).
* Alongue a parte posterior dos joelhos, eles ficarão esticados sem precisar "dar tranco".
* Pressione as coxas pelos músculos internos, como se tentasse espremer uma laranja entre as pernas.
* O "encaixe do quadril" é uma retroversão pélvica, isso quer dizer que não basta "apertar o bumbum" (sim, vc já deve ter ouvido essa expressão); é necessário acionar um conjunto de músculos (reto do abdome, oblíquo externo, isquiotibiais, bíceps femoral, semimembranoso...). Pense em "apontar" os ossinhos do quadril (crista ilíaca) para cima e "pesar" o ossinho do bumbum (isquio) para o chão - a coluna sofrerá uma retificação, naturalmente.
* Força no abdome, sempre. Tanto superior, como inferior e oblíquo; eles dão sustentação para as costas e nos ajudam a manter a postura em equilíbrios.
* "Feche as costelas" (força para juntar as extremidades da caixa torácica); atente-se à respiração.
* Independente da posição dos braços, mantenha sempre as costas "alongadas", isto é, escápulas abertas (como se estivesse num corredor estreito tentando empurrar as paredes). Pense  também em rotacionar os ombros para trás e os antebraços para frente, em oposição mesmo; com certeza sentirá uma dorzinha na "asinha" do braço e uma rigidez no peitoral.
* Pescoço "comprido", cabeça para o horizonte, respire fundo... e tente ficar assim por 2 min!

2 comentários: