terça-feira, 29 de maio de 2012

Decorar Sequências

Decorar sequências para executá-las na barra ou no centro, pode ser um grande pesadelo para muitos estudantes. A sequência é passada apenas 1 ou 2 vezes pelo professor e já é a sua vez de reproduzi-la.
Não decorar a sequência, atrapalha na execução dos movimentos, ao invés de pensar em quais estruturas musculares serão trabalhadas, ainda estamos tentando ver o que o colega da frente esta fazendo para copiar.

Dica 1:  Tentar entender a lógica da sequência; muitas vezes o exercício devant será repetido a lá second e derriére.
Dica 2: Se a sequência for mais complexa, um bom "truque" é prestar muito atenção de como a sequência se inicia. Pelo menos se conseguir começar a sequência sozinha, sem ter que copiar, você pode se surpreender de como o restante parece "surgir" com mais facilidade.
Dica 3: A cereja do bolo esta na Antecipação, bailarinos sempre devem pensar com antecedência o que será executado adiante.
Dica 4: Tente cantar na sua cabeça o exercício. Se você já sabe o nome de todos os movimentos, tente cantar a sequência, ex: Devant Jeté, Jeté, plié, A la second, Jeté, Jeté, plié, Derriére, Jeté, Jeté, plié.
Dica 5: Durante a exibição da sequência pelo professor, deixe a preguiça de lado e repita o exercício junto com ele. Seu corpo vai entender melhor o que será feito e sairá na vantagem.

Conhece mais alguma dica para ajudar a decorar?

Um comentário:

  1. Memorizar como a sequência começa sempre deu certo p/ mim! Normalmente os demais movimentos vem por "inércia", sabe?
    Boas dicas, Tha!

    ResponderExcluir