terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como se posicionar na Sala de Aula

Pode parecer bobagem ou exagero, mas não é.
Saber se posicionar na sala de aula, na barra, no centro, durante a execução de um exercício ou durante a explicação do professor é super importante.
Quem aqui já não passou pela chata situação de tentar executar uma sequência no centro e não conseguir ? Pois alguém entrou na sua frente, esbarrou em você e até pode ter te machucado; tudo porque você, ou ele ou ambos, não souberam dimensionar corretamente o espaço que iriam utilizar.
Existem situações complicadas, onde a quantidade de alunos é grande é a sala é pequena e vira um "dance se puder".
Mas em situações normais, sem superlotação, ainda sim é preciso ter atenção para se posicionar.
Vamos as dicas:

Na barra

-Durante a explicação do professor , não fique grudado, atrás dele, tentando copiar o exercício que você ainda não conhece por inteiro. Por 2 motivos: Primeiro que você pode estar atrapalhando a visão dos demais alunos  e segundo, que você pode errar a sequência que esta sendo exibida e tirar o foco dos outros alunos.
-Se o professor impor algum tipo de ordem no posicionamento da barra, seja por altura, idade, nível técnico etc, respeite a decisão dele; provavelmente será a forma em que ele melhor visualiza a turma para correção. 
-Cuidado redobrado nas sequências de grand battement! Meça até onde sua perna alcança e mantenha essa distância da pessoa da frente e de trás, se não for possível manter uma grande distância, mude a direção do corpo durante a execução, virando para fora da barra nos devant´s e virando o corpo para dentro da barra nos derrière .

No centro

-Durante a explicação do professor, afaste-se o máximo que puder, dando-lhe espaço para demostrar os movimentos. Não fique na frente dos outros alunos que estão aprendendo a sequência e não permaneça atrás da imagem do professor no espelho. 
-Procure preencher os espaços livres da sala, de forma intercalada, para melhor amplitude dos movimentos e não esbarre em ninguém.
-Não se apegue e nem se vicie em cantos e pontos específicos na sala. Em coreografias, você pode ser colocado em outra posição e isso te incomodará , lhe tirando a concentração.
-Varie sua posição na sala, para se tornar um bailarino de fácil adaptação.
-Não tenha medo de ficar na frente ou mais próximo do espelho. Aproveite enquanto é só um espelho, amanhã pode ser a platéia, acostume-se.
-Não encare o posicionamento no fundo como rebaixador. Pode ser que sua professora colocou outra colega na frente na hora do exercício pois precisa corrigi-la bem mais que você.
-Tente não ficar na frente de ninguém, pelo menos no início do exercício. Como vai terminar, vai depender da coreografia.
- Enquanto espera sua vez para executar uma sequência, aguarde em um local que não atrapalhe quem esta dançando.
-Mesmo que permitido pelo professor, procure não sentar no chão entre um exercício e outro. 
-Não fique se pendurando e encostando na barra.
-Não deixe perneiras, toalhas, malhas, pendurados na barra, além de não ser varal, não é legal ter que encostar em itens suados de outras pessoas.
-Não suje o chão com talco ou água, pode se tornar escorregadio e causar acidentes.




Um comentário: